Ícone do site PV Assessoria Contábil | Contabilidade no Rio de Janeiro

Regras para emissão de Recibos médicos a partir de 2025

Medicos - PV Assessoria Contábil | Contabilidade no Rio de Janeiro

Por: Felipe Telles – Rio de Janeiro – 29/10/2024 (Atualizado em 13/12/2024)

 

A nova ferramenta criada pelo Serpro para a Receita Federal já está em vigor para profissionais da área da saúde, mas a sua utilização em 2024 é opcional. Porém a Receita Federal através da Instrução Normativa nº 2.240 publicada em 12/12/2024 determina que a partir do ano de 2025, o uso do sistema Receita Saúde seja obrigatório para todos os profissionais, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, que emitirem recibos dedutíveis no imposto de renda da pessoa física.

Ou seja, a partir de Janeiro de 2025, a emissão de recibos deverá ser feita de forma imediata, online, e o paciente já terá acesso ao seu recibo também através desta plataforma da Receita Federal.

Essa ferramenta está disponível tanto para tecnologia IOS quanto para Android.

O profissional da saúde poderá definir quem pode emitir recibos em seu nome e isso deverá ser feito por meio de procuração eletrônica no e-CAC.

O que muda com a obrigação da emissão online?

 

 

 

Objetivos e Vantagens

Buscar a conformidade das informações: As mesmas informações constarão de forma automática para todas as partes interessadas, ou seja, o profissional liberal, o paciente e a Receita Federal.

Maior segurança e controle: Mais segurança nos dados transmitidos para a Receita Federal e redução de erros de processamento de valores e de dados;

Redução da malha fiscal: A partir desse aplicativo, espera-se que sejam reduzidas as incidências em malha geradas por pendências em recibos de profissionais da saúde, que emitem esses comprovantes como pessoas físicas.

Evitar o exercício ilegal da profissão: O profissional deverá estar regularmente inscrito em seus conselhos profissionais para que consiga fazer a emissão dos recibos;

Agilidade e praticidade: Alimentação automática da declaração pré-preenchida e do Carnê-Leão;

Uniformização: Padronização nacional do documento (o recibo) para o Imposto de Renda;

Transparência: O beneficiário e/ou pagador recebe instantaneamente o recibo emitido pelo profissional;

Armazenamento de dados: Facilita o acompanhamento e armazenamento dos recibos;

Quem deverá utilizar esse sistema ?

Todos os profissionais, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, que emitirem recibos dedutíveis no imposto de renda da pessoa física

Como Acessar ?

Aplicativo:

Computador:

Pv Contabilidade, profissional sem deixar de ser pessoal.

 

4.5/5 - (2 votos)
Sair da versão mobile